quarta-feira, 16 de setembro de 2015

QUAL O PAPEL DA POLÍTICA?*


O ser humano não vive sozinho. A política está na própria natureza humana. Toda nossa vida é organizada em torno de grupos. Nos organizamos em círculos (familiar, escolar, social, profissional, esportivo, associativo). Desempenhamos papéis (filho, irmão, pai, mãe, marido, esposa, funcionário, patrão). Para tudo isso criamos regras (moral, ética, disciplina familiar, regras escolares, regras no trabalho). E desde sempre elegemos líderes (representante da classe, síndico de prédio, presidente da associação de bairro, presidente do sindicato. Isso é política, que é a arte de liderar, direcionar, guiar, influenciar, organizar, administrar. 

O poder político é o poder do homem sobre o homem. Em todos os grupos, em todos os tempos, elegem-se líderes. Os líderes dominam de diferentes maneiras: pela força (conquistadores, guerras, invasões, dominação de povos), pela sabedoria (tribos, patriarcas), pela descendência (reis, príncipes) e pela escolha (voto, democracia, representatividade)

Dentro do contexto da democracia, há duas formas de avaliar o papel do partido político: de um lado, o papel social, formado por voluntários com afinidades ideológicas; de outro, o papel legal: somente através do partido político se chega ao poder político seguindo regras estabelecidas pela Constituição e por leis específicas.

Assim, o papel do partido político é levar seus membros ao poder político, influenciar o poder político de uma determinada sociedade e com isso defender suas bandeiras (ideologia partidária) e propor projetos e políticas públicas.

O objetivo final, portanto, é o bem comum. No mundo atual, o poder político é o mecanismo que viabiliza projetos que mudam a vida das pessoas. Incentivo financeiro para pesquisas científicas; construção de escolas; instalação de fios e postes de luz; construção de pontes; viadutos, ruas; organização de bairros; atendimento sanitário; saúde pública; segurança pública; dependem diretamente do poder político. É preciso que um legislador crie a norma, que um administrador público execute e que um julgador avalie e recomponha eventuais prejuízos sociais. Esse é nosso conceito hoje de sociedade, baseado na tripartição dos poderes: legislativo, administrativo e judiciário.

O ser humano faz política desde que nasce, assim que chora pela primeira vez, manifestando suas necessidades e negociando formas de atendê-las. A criança ou o jovem que se torna representante de classe, defende o interesse de um grupo (os alunos) perante algo maior (escola), e isso é manifestação política. O morador que se torna presidente de bairro, ou síndico de condomínio, e luta por redução de custos, organização da vida coletiva, também defende seu grupo (moradores). A dona de casa que sai às compras e negocia descontos em nome da economia familiar, também defende interesses de um grupo (a família). A política e a representatividade, por assim dizer, estão na natureza humana.

O ser humano é político pela própria natureza e a sociedade só progride e se desenvolve através do trabalho dos agentes políticos. Negar a política é negar a própria essência humana.



6 comentários:

  1. Gostei muito desta postagem. PARABÉNS. Srª FERNANDA CAPRIO.
    Comentário: PAULO ROBERTO LOPES - Pq.Muisa - 2º distrito - D.Caxias/RJ.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito desta postagem. PARABÉNS. Srª FERNANDA CAPRIO.
    Comentário: PAULO ROBERTO LOPES - Pq.Muisa - 2º distrito - D.Caxias/RJ.

    ResponderExcluir
  3. Postagem excelente, de muita intelectualidade e visão. PARABÉNS.
    PAULO ROBERTO LOPES - Pq.Muisa-2º distrito-D.Caxias/RJ.
    (21) 9 85 13 30 61

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda, agradeço muitíssimo seus comentários!Um grande Incentivo para continuar escrevendo sobre este tema.

      Excluir
    2. Amanda, obrigada pelos comentários. Incentivam a continuar escrevendo sobre o tema.

      Excluir
  4. Postagem excelente, de muita intelectualidade e visão. PARABÉNS.
    PAULO ROBERTO LOPES - Pq.Muisa-2º distrito-D.Caxias/RJ.
    (21) 9 85 13 30 61

    ResponderExcluir