quinta-feira, 4 de julho de 2013

RECADASTRAMENTO BIOMÉTRICO DE ELEITORES

A justiça eleitoral brasileira vem fazendo o recadastramento BIOMÉTRICO em todo Brasil.

Mas o que é biometria? É um sistema de reconhecimento de pessoas realizado através de impressões digitais, reconhecimento facial, reconhecimento pela íris e retina dos olhos, assinatura, formato das mãos, entre outros. 

O TSE, através da Resolução 23.335/2011, adotou o método de identificação das digitais do eleitor, que será feito por um sistema eletrônico. 

Hoje, quando um eleitor vai às urnas para votar, é identificado por documentos pessoais. Mas considerando as fraudes que sempre ocorrem e com o objetivo de garantir a segurança das eleições, o eleitor passará a ser identificado pelas digitais. Com isso, será impossível uma pessoa se passar por outra no momento de votar, já que não existem impressões digitais iguais. 

E como vai funcionar? O eleitor comparecerá no local de votação, colocará o dedo no aparelho, o software irá comparar as digitais cadastradas no banco de dados e localizará o eleitor, que estará a partir daí autorizado a colocar seu voto na urna eletrônica. Para cadastrar as digitais, o TSE está convocando os eleitores de todo país. 

Nas eleições de 2008 cerca de 40 mil eleitores foram cadastrados. Em 2010, mais ou menos 1 milhão de eleitores. Em 2012, 7 milhões e meio de eleitores, e em 2013, a justiça eleitoral tem a meta de cadastrar 16 milhões de eleitores. Ou seja, nas eleições de 2014, cerca de 23 milhões de pessoas estarão votando simplesmente apresentando suas digitais para identificação. 

Moderno? Sim, o processo eleitoral brasileiro (urnas eletrônicas e agora, a identificação biométrica de eleitores), é referência mundial, levando-se em conta a agilidade na contagem e divulgação dos resultados e a segurança das informações. 

Fique atento às convocações da Justiça Eleitoral de sua cidade. Mantenha seu endereço atualizado na zona eleitoral para receber as informações que representam nada mais, nada menos, do que o pleno exercício de sua cidadania. 

Mais informações sobre recadastramento biométrico você encontra no site do TSE, link www.tse.jus.br/biometria

Nenhum comentário:

Postar um comentário